quarta-feira, maio 18, 2005

O Que É Webmarketing

Atualmente, desenvolve-se no espaço digital uma batalha competitiva pela conquista de clientes e negócios. Segundo quem proporciona isso diz: 'Quem estiver fora deste meio, estará fora do mercado'. Mas o que é esse mercado digital? O que é webmarketing?

Webmarketing ou marketing digital é uma das expressões mais utilizadas nos últimos anos. Antes de buscar a definição exata de webmarketing é preciso entender a evolução da comunicação no mundo.

Em 1990, os meios de comunicação eram telex, carta enviada pelos correios, TV aberta, telefone fixo, fax, vídeos VHS e cartão de visita. Dez anos depois, os meios de comunicação passaram a ser celular, e-mail, PowerPoint, CDs, internet, torpedos, TV a cabo. Agora, em menos de quatro anos, a evolução na comunicação nos coloca frente a frente com celular MMS, DVD, sites inteligentes, CD-CARD, SMS marketing, e-mail marketing, vídeos digitais, etc.

Se um antigo profissional de comunicação for questionado ele irá citar os aparelhos tradicionais como telex, fax e carta de apresentação. Talvez alguns até citem celular e e-mail. Agora, perguntem para os "novos" profissionais. Surgirão nomes como Skype, Messenger, Orkut, celular multimídia, SMS marketing, e-mail marketing....

Assim se pode perceber que a maioria dos meios de comunicação citados como atuais estão vinculados à internet. A comunicação deixou de ser através de um contato físico para ser por meio de presença virtual.

As empresas que desenvolveram seu webmarketing de forma eficiente aliaram a essa possibilidade de presença em todos os locais que a ela possa interessar mobilidade e interatividade. Essas duas palavras expressam a principal finalidade de uma empresa para obter sucesso através do webmarketing.

Webmarketing são todas as ações feitas através da internet que visam:
1. Ampliar os negócios da empresa (obtendo mais informações dos clientes atuais e prospectando novos clientes).
2. Desenvolver campanhas de relacionamento digital com seu público-alvo.
3. Fortalecer sua marca no mercado.
4. Gerar negócios, on-line ou off-line.

Como exemplo de vantagens do webmarketing em relação ao marketing tradicional, podemos citar:
1. Alcance.
2. Agilidade.
3. Custo.
4. Interatividade.

Mas para uma empresa obter sucesso na sua estratégia de webmarketing é preciso planejar de forma eficiente suas ações. Consideramos quatro ações básicas para que essa estratégia alcance o resultado desejado:
1. Posicionar o site de forma eficiente nos mecanismos de busca.
2. Oferecer conteúdo qualificado (referencial e atualizado).
3. Segmentar seu público-alvo pelo perfil de comportamento e/ou áreas de interesse.
4. Desenvolver uma freqüência ativa no relacionamento digital com o mercado.

Alguns dos serviços oferecidos através do Webmarketing:
1. Desenvolver para clientes, ferramentas pertinentes para ambientes web que vendam, imagem, produtos e serviços no mercado nacional e internacional, fomentando recursos disponíveis para acelerar processos e maximizar resultados;
2. Estudo de mercado;
3. Pesquisa de concorrência;
4. Desenvolvimento de soluções para negócios em ambientes Internet;
5. Estudo, desenvolvimento e administração de conteúdos aplicado à arquitetura da informação;
6. Novas tendências;
7. Programação e desenvolvimento de sistemas para soluções Internet, Intranet, Extranet e multimídia;
8. Estudo de concepção de design para aplicabilidade ergonômica em ambiente propício.

A internet está há pouco tempo no Brasil. E os profissionais que comandam as empresas, as agências de publicidade e os veículos de comunicação ainda estão cada vez mais ligados às novas formas de marketing. Por haver espaço sobrando na internet pode-se dizer que a poluição visual também tem aparecido junto dessa nova tecnologia, que vem para facilitar a vida de alguns e complicar a vida de usuários que correm com a setinha do seu mouse para o [X] das Pop-Ups. O webmarketing é uma opção nova, barata e que vem trazido bons resultados para quem busca divulgação de algum produto.

Webmarketing são ações feitas exclusivamente através da internet. Empresas utilizam o webmarketing para atingirem o sucesso no mundo virtual e ainda grande parte dessas empresas investem fora da rede para atrair potenciais clientes. Se todo mundo soubesse que na internet o investimento é menor e que todas as ações podem ser bem estruturadas...

Nenhum comentário: